Painel de Login

Próximos Eventos

Não há eventos próximos

Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020 a AcervA Mineira promoveu o X Concurso Estadual de Cerveja Caseira e o I Concurso Estadual de Hidromel Caseiro.

A avaliação das amostras ocorreu no dia 21 de novembro, na Cervejaria Verace, uma das nossas tradicionais parceiras. Devido à necessidade de atender as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia da COVID-19, adaptamos a área de avaliação para propiciar o devido distanciamento entre os juízes de cada mesa e entre as mesas, bem como na interação entre os stewards e os juízes.


          

Há um ditado popular que diz: “Se a montanha não vai a Maomé, Maomé vai até a montanha” ou seria o contrário? Bem, o que importa é que a ACervA ouviu seus associados e realizou, na noite da última terça-feira (11 de agosto), um estudo de estilos acompanhado de harmonização guiada. Nesse primeiro encontro a Witbier foi a escolhida.

Mestre cervejeiro e professor da UNA e Escola Mineira de Sommelieria, Carlos Henrique de Faria Vasconcelos, ou simplesmente CH, conduziu de forma brilhante as quase quatro horas de estudo, passando pela história da cerveja, dicas de produção e ilustrando graficamente uma receita. Após os conceitos e técnicas, CH partiu para as harmonizações – que foi outra aula à parte. Para ele, a formação do cervejeiro deve ser completa, e explica que quanto maior a qualificação, estudo e aprofundamento houver, maior será seu conhecimento. “A oportunidade de oferecer o estudo de estilos para os associados da ACervA Mineira foi muito positivo, pois, além do bate-papo cervejeiro, foi possível compartilhar com os participantes um pouco da história das Witbiers, suas características e técnicas de produção”, explica. Além disso, Carlos salienta que foi a oportunidade de muitos cervejeiros se aprofundarem em assuntos da Sommelieria e das harmonizações de cervejas. “Os associados puderam conhecer um pouco do espectro do curso de Sommelier de Cervejas e do trabalho que fazemos na Escola Mineira de Sommelieria”.

Para os associados, o encontro foi muito rico e trouxe algo mais, além do esperado. Guilherme Caram Meireles faz cerveja desde 2014 e diz que, apesar de sentir falta do clima presencial, a experiência foi enriquecedora. “Fazer o estudo e a harmonização em casa permitiu que os familiares de fato entendessem o que é estudar cerveja. A parte sensorial, eu achava que seria mais afetada pelo modelo online, mas o planejamento e a logística dos organizadores não apresentou nenhuma dificuldade ou falha”, fala animado. Residente em Nova Serrana, Lucas Bessas adorou a iniciativa. Cervejeiro desde 2013 e associado em 2019, não havia participado dos painéis realizados pela Acerva devido a logística complicada. “Tinha feito um ou outro da nacional e um workshop da mineira, mas a ideia da harmonização e a nova forma de estudo apresentada foi sensacional. A didática do CH é fantástica e também pode ter contribuído para a experiência”, diz entusiasmado. Bessas aproveita a oportunidade e salienta que a Acerva, sem sombra de dúvidas, ajuda na aquisição de conhecimento. “É muito boa a ideia de um membro ajudando o outro. Eu falo que não fica pergunta sem resposta no grupo da Acerva. Cresci demais como cervejeiro neste último ano, mesmo produzindo pouco”, completa.

   

De acordo com a diretoria, a iniciativa partiu da necessidade de atender e aproximar seus associados. Esse é apenas o começo. “Vários encontros estão programados para os próximos meses, a princípio de forma virtual, e esperamos que cada um possa aproveitar ao máximo e colocar em prática todo o conhecimento adquirido no meio cervejeiro”.

“Fazer cerveja é fácil. O difícil é fazer boas cervejas. Para isso, o estudo deve ser contínuo e frequente. Nunca ache que a sua cerveja é a melhor de todas. Saiba que sempre haverá algo que você pode aprimorar. O bom sommelier não precisa saber fazer cerveja, mas um bom cervejeiro, que conhece bem de escolas e estilos, será sempre um profissional mais completo” - Carlos Henrique de Faria Vasconcelos.

Terça, 14 Julho 2020 23:08

A Cerva do Bem

 

Foram 120 litros de cerveja transformados em alimentos e materiais de limpeza. Assim foi a “Cerva do Bem”, promovida pela ACervA Mineira com o intuito de ajudar instituições nesse momento de pandemia.

A campanha, que aconteceu entre os dias 12 e 20 de junho, conseguiu arrecadar 170 quilos de alimentos não perecíveis e 70 materiais de limpeza (diversos).

Em BH as doações foram feitas para a Creche Tia Dolores, localizada na rua Marquês de Barbacena, 261, Bairro Saudade. A creche funciona desde 1995 tendo como objetivo “assistir gratuitamente em regime de abrigo, crianças, adolescentes e adultos que atinjam a maioridade civil abrigados nesta instituição, portadores de paralisia cerebral, vindas de famílias carentes, dando a elas tratamento tal que proporcione uma alta qualidade de vida”.

Em Contagem os mantimentos foram doados para a população de rua e, paralelo a isso, a Beagá Brew realizou uma ação complementar onde angariou mais 750 reais em rifas vendidas, com a premiação de um growler em aço inox. O valor foi convertido em cestas básicas e também doados.

 

      

 

 Miniconcurso

Para a segunda parte da campanha foi realizado um miniconcurso das cervejas doadas. Concorreram 7 diferentes estilos e todos muito bem avaliados.

O primeiro colocado foi premiado com um voucher de 100 reais e um kit ACervA.

Classificação:

1º- Irish Red Stout - David Candiani

2º- Amber Lager - Alex Rodrigues

3º- American IPA – Thiago Zolet   

 

Para os associados Alex Nascimento, Marcio Gonçalves, Fábio Florêncio, Hérica Dione, David Candiani, Eduardo Aroeira, Mauricio Barroso, Carlos Junho, Thiago Zolet, Ricardo Prates, Guilherme Gomide, José Bento e Heleno Capistrano, obrigado por gentilmente contribuírem para a nossa campanha com a doação de cervejas; às parceiras Beagá Brew, Casa Olec, Casa Olec Contagem, Império do Malte, 100% Malte, Lamas, vocês tornaram essa iniciativa um sucesso!

Nós, da ACervA Mineira, gostaríamos de agradecer cada um de vocês que dispuseram de um tempo e participaram da campanha "Acerva do Bem". É muito importante solidarizarmos com pessoas que precisam de apoio. Fazer o bem é uma responsabilidade social e quando nos surge essa oportunidade temos apoiar de braços abertos.

 

Terça, 07 Abril 2020 12:31

Delivery: peça o seu!

Caros associados e amigos,

O Covid-19 vem trazendo desconforto, principalmente para os donos de médio e pequenos estabelecimentos do meio cervejeiro ou fora dele. Com a restrição do convívio social, 95% dos serviços se voltaram para o Delivery.

Preocupada com essa situação, a ACervA Mineira, com a ajuda de seus associados, fez uma lista com alguns bares, cervejarias e padarias, como forma de propiciar serviços confiáveis para entregas em casa. Meio a crise, essa é uma forma singela de ajudar e mantê-los abertos ate que essa pandemia termine.

 

Foi dada a largada para a festa anual da Acerva Mineira!

 

Os preparativos para a festa anual da ACervA estão a todo vapor!

 

No sábado, dia 07/03, iremos realizar o BrewDay oficial para produção das cervejas pelos associados! Serão 1000 litros de cerveja que serão servidos na festa! Convidamos todos associados a fazer as cervejas da festa, com parte dos insumos doados por lojas parceiras, e compartilhar as fotos nas redes sociais com a hashtag #brewdayacervamg

 

Além das produções caseiras, teremos várias brassagens acontecendo..

 

Vamos começar por BH...

 

No sábado, a nossa associada Camila Jordany irá comandar as panelas do Lamas BH para produzir um estilo raro de se ver em BH: uma Italian Grape Ale, estilo criado pelos italianos para celebrar a variedade de uvas do país. Esse estilo faz a fermentação de um mosto composto por cerveja e uva. O grande desafio é conseguir uma boa combinação dos perfis do estilo cervejeiro base com a uva utilizada! A produção será patrocinada pelo Lamas, com apoio da Acerva MG e presença confirmada das Minas Cervejeiras.

 

Brassagem sábado no Lamas

 

No domingo, será a vez das associadas da Acerva assumirem as panelas do Lamas para produzir a MulheRIS em homenagem à data

 

 

 

Brassagem Domingo Lamas

 

Regional Norte

 

Também no sábado, os associados da regional Norte, irão realizar uma brassagem em Montes Claros na Praça da Matriz, comandada pela cervejeira Maria Clara. A brassagem também será embalada pela banda Samba das Gerais, e irá produzir uma cerveja que será servida nas comemorações de 1 ano da regional.

 

Brassagem Regional Norte

 

 

 

Concursos ACervA MG

 

Pra finalizar, nessa semana foram divulgados os editais dos concursos da ACervA Mineira.  Dessa vez, além do 10º Concurso de Cerveja, a ACervA também irá promover o 1º Concurso de Hidromel.

 


Os editais podem ser visualizados através dos links abaixo:
Concurso Cerveja: http://bit.ly/2IlUqEN
Concurso Hidromel: http://bit.ly/2vxU5w7

 

Tanto a festa, quanto o concurso são exclusivos para associados.

 

Ainda não é associado? Acesse
https://www.acervamineira.com.br/associe-se/ para mais informações!

 

Abraços,
Diretoria ACervA MG

 

 

Quinta, 06 Fevereiro 2020 18:57

ACervA Solidária

Não é só de cerveja e de festas que vive a ACervA. Folheando o dicionário deparamos com uma palavra: SOLIDARIDADE, e seu significado chamou a atenção: Sentimento de amor ou compaixão pelos necessitados ou injustiçados, que impele o indivíduo a prestar-lhes ajuda moral ou material. Pensando no bem estar e em oferecer um pouco mais de conforto para quem precisa.

A associação, sentindo que deveria aderir a esse apelo, resolveu ajudar mais uma vez. A ideia surgiu durante uma reunião entre as diretorias anterior e atual, onde foi cogitada a cobrança de um valor simbólico para quem quisesse levar um acompanhante para a festa de confraternização de final de ano – proposta aceita de imediato por todos os participantes, e o valor arrecadado destinado a uma instituição.

O local escolhido para a doação foi o Lar Teresa de Jesus. Com mais de 20 anos de história, o Lar é uma organização sem fins lucrativos, destinada ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, geralmente vindas do interior do Estado, para o tratamento de câncer e outras doenças crônicas. Durante o seu funcionamento, o Lar já acolheu mais de 18 mil pacientes e seus acompanhantes. Ao todo foram arrecadados R$2.000,00 (dois mil reais), destinados à compra de duas cafeteiras elétricas, a pedido da instituição.

Atitude como essa só é possível em conjunto com os associados, por isso aproveitamos para agradecer imensamente a participação de cada um de vocês. Iniciativas assim devem ser copiadas. Ajudar o próximo não é obrigação, mas sim uma virtude. 

Quem quiser ajudar com mais doações pode entrar em contato com o Lar Teresa de Jesus pelo telefone (31) 3291.1330, ou levar pessoalmente na Avenida do Contorno, 9297.

Parabéns, ACervA Mineira! Parabéns, Lar Teresa de Jesus!

Domingo, 03 Novembro 2019 21:52

Cerveja 100% mineira

As diversas opções dificultavam a escolha. Mas por que não fazer uma cerveja com produtos da nossa terra? Foi com esse pensamento que alguns confrades se reuniram e montaram a receita. Assim nasceu a “mineirinha”: uma cerveja totalmente mineira, preparada para o encontro de final de ano da ACervA.

A bebida, produzida na manhã de domingo (03) na Cervejaria FTD Beer, em Contagem, com a supervisão do cervejeiro e confrade, Adair Rosa, foi feita com cevada de duas fileiras, produzida pela BR Malte, localizada na zona rural de Paracatu - região noroeste, com lúpulo da variedade Mantiqueira, produzido na cidade de Rio Espera, região central do Estado, e com uma levedura isolada de cachaça - apresentando características sensoriais interessantes para a produção de cervejas - fornecida pelo Laboratório da Cerveja, startup de biotecnologia localizada em Belo Horizonte. Ah, e para dar um gostinho ainda maior, também foi utilizada rapadura, feita em Diamantina.

Curioso? A “mineirinha” lhe espera no próximo encontro, que acontece no próximo dia 30 de novembro (sábado), no Biergarten da cervejaria Krug. Agora é aguardar e experimentar!

Segunda, 21 Outubro 2019 14:55

Mineiros fazem bonito no ACervAs Sudeste

Os associados estavam apreensivos nesse sábado (19) com a divulgação do resultado das melhores cervejas do 1º Concurso ACervAs Sudeste, que aconteceu no Rio de Janeiro. A transmissão ao vivo deixou mais apimentada a espera.

A ACervA Mineira enviou cerca de 60 amostras de variados estilos. Foram oito amostras classificadas em 1º lugar; uma em 2º lugar; três em 3º lugar, além de levar o 2º lugar no BOS profissional e o 1º lugar no BOS dos caseiros. Minas Gerais foi o 2º Estado com o maior número de amostras. (veja lista no final da página)

Flavio Martins - BOS (13C - English Porter)

O presidente da ACervA Mineira, Rafael Reis, parabeniza a todos que participaram e diz que éimportante que os associados leiam atentamente as súmulas dos juízes e façam ascorreções sugeridas. “Certeza que muitas dessas cervejas alcançarão osprimeiros lugares no próximo concurso estadual, em abril de 2020, e nonacional, em Brasília. Caso tenham algumas garrafas sobrando, pode ser uma boaguardar para os painéis sensoriais, workshops e demais encontros da associação, para que mais gente possa avaliar e opinar. Ao todo, foram 50 certificações de qualidade”, deixa a dica.

A ACervA é mais que uma simples associação. É uma família! Debates, estudos e principalmente a amizade são os principais ingredientes para o crescimento individual como produtor caseiro e dessa que esta sempre pensando em prol da comunidade cervejeira. Viva a ACervA!

Página 1 de 100